O que é pirâmide olfativa?

     Oi meus pimposos, hoje tem mais uma postagem pra vocês e dessa vez não é resenha, mas é algo que vai ajudar em resenhas futuras, já que eu estou pretendendo fazer mais resenhas de perfumes.
     O que é essa tal de pirâmide olfativa? Pra começar, é bom saber que perfumes são compostos de "notas", que são os cheiros que aquele perfume vai ter. Por exemplo, se um perfume tem cheiro de baunilha e jasmim, quer dizer que ele tem notas de baunilha e jasmim.
     Ok, mas onde é que entra essa tal de pirâmide?
     É que funciona assim, cada perfume tem três essências distintas, que são as notas de cabeça/topo, de coração/meio e de fundo/base.


     As notas de cabeça/topo são aquelas que a gente sente assim que espirra o perfume, é o que nos dá a primeira impressão sobre o perfume. Elas também são as que evaporam mais rápido, sendo assim, o cheiro dessas notas não dura muito mais do que 10 minutos. Elas geralmente são cítricas, aromáticas e aquosas.
     As notas de meio/coração são as que aparecem depois das notas de cabeça. Elas são, como o nome diz, o coração do perfume, são o que vão dar sua personalidade. Duram cerca de 2 a 6 horas, dependendo do perfume e da pele. Costumam ser florais, frutais e verdes.
     As notas de fundo/base são as últimas que aparecem. São pesadas, quentes e determinam a duração da fragrância na pele, durando até 8 horas. Essas notas geralmente são amadeiradas, orientais, chipres, fougéres, gourmands ou couro.
     Bem, esse foi só um resuminho, caso vocês se interessem as fontes de onde eu tirei essas informações estão aí em baixo e tem muitos outros sites onde esse assunto pode ser pesquisado.
     Até a próxima :)

Fontes:
http://trendsperfumes.com/notas-olfativas-topocabeca-coracaomeio-e-basefundo-o-que-sao/
http://www.lessence.com.br/not69.html
https://vollmensfragrances.com.br/universo-das-fragrancias/composicao-de-um-perfume-e-sua-piramide-olfativa/


           


Comentários

  1. Aah! Legal! E eu sempre estranhei mesmo o porquê que após colocar o perfume, pouco tempo depois a gente não sente mais aquele cheiro forte... >< Agora faz mais sentido kk

    http://leticia-trindade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que interessante! Eu não entendo muito de perfumes e por isso amei saber essas coisas! Arrasou no post e nas informações :)
    Beijinhoss, Marina
    Me visita também? :) Blog Cabide Ideal

    ResponderExcluir
  3. Não sabia disso flor, então é por isso que depois que passa parece que não passou mais nada alguns perfumes mundonoticiabm.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Resenha #14: Leave-in 5 em 1 banho de verniz morango

Resenha #33: Perfume Surreal Utopia (AVON)

Resenha #26: Perfume Kiss me Cabernet Eudora

Resenha #40: Perfume Accordes (O Boticário)